Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Formação sobre Biodiversidade

O MUNDO FANTÁSTICO DA BIODIVERSIDADE– 8, 9, 15, 16 e 30 de Abril de 2010
A Biodiversidade é recordada em 2010 por todo o Mundo - ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE - pois nunca nenhuma espécie como o Homem teve impacto tão negativo sobre o Planeta e as outras espécies. A extinção é parte da História da Terra mas, nesta fase da vida do Planeta há um denominador comum a muitas extinções. E quem foram os primeiros conservacionistas ? Uns antes de Darwin, outros depois, foram muitos os homens que dedicaram a sua vida ao conhecimento da Biodiversidade e, nesta acção de formação vamos conhecer algumas dessas personalidades e a sua obra. Vamos também conhecer in loco algumas das formas de Biodiversidade do concelho.


Público-alvo: Professores do 1º CICLO (GRUPO 110), Professores do 2º CICLO (GRUPO 230), Técnicos de educação ambiental, Alunos da licenciatura em Biologia ou áreas afins.
Local: Instituto Politécnico de Leiria – Pólo de Alcobaça- largo do Mosteiro.
Formadora: Sofia Quaresma, Bióloga, Mestre em Biologia da Conservação.
Inscrições abertas: Centro de Formação da Ordem dos Biólogos, Praça Coronel Pacheco nº 33, 4050-453 Porto, Telefone: 220169962, E-mail: cfobio@gmail.com sócios da Ordem dos Biólogos 60 Euros, não sócios 75 Euros Inscrições limitadas a 25 formandos; para mais informação sobre acções de formação e download da ficha de inscrição consulte o site da Ordem dos Biólogos em http://www.ordembiologos.pt/

Posteriormente à publicação destes dados recebidos por e-mail, a ORDEM dos BIÓLOGOS rectificou os valores de pagamentos:
70€ membros da Ordem dos Biólogos e 85€ restantes interessados.