Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia Nacional do mar



No dia Nacional do Mar  - 16 de Novembro - desenvolveram-se várias iniciativas, um pouco por todo o país, a lembrar não só a importância deste recurso como a necessidade de o preservar explorar sustentavelmente.
O Coastwatch aceitou o amável convite do Almirante Bastos Saldanha da Sociedade de Geografia de Lisboa, e, assim, deu o seu contributo para as comemorações do Dia Nacional do mar."Coastwatch: Um estudo de caso sobre redes sociais informais".
Nota: O Coastwatch é uma marca registada do GEOTA.
As fotos são da autoria do jornalista  José Alexandre Gandum.



Almirante bastos Saldanha



Professor Mário Ruivo


Lurdes Soares e Teresa Lemos