Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Paul de Tornada: finalmente o reconhecimento como Reserva Natural Local


Foi oficialmente criada, no passado dia 2 de Julho, a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, através da publicação em Diário da República do Aviso n.º 11724/2009, passando estai mportante zona húmida a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas.
Distinguido, desde 2001, como zona húmida de importância internacional, pela Convenção de RAMSAR, o Paul de Tornada vê agora reconhecida a sua importância no plano legislativo nacional. Esta área é uma das últimas zonas húmidas interiores da região Oeste de Portugal, constituindo um local de elevado valor do ponto vista ambiental e educacional. Com mais de cinco centenas de espécies de fauna e flora identificadas, o Paul apresenta-se como indispensável para a preservação da diversidade biológica da região e do país.
A Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO e o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente – GEOTA congratulam-se pelo reconhecimento da importância desta zona húmida e do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e iniciado há mais de 20 anos em prol da sua conservação. Saliente-se, também, o envolvimento da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB, entidades impulsionadoras de todo este processo.
Tornada, 4 de Julho 2009.
Contactos:
PATO – Helder Cardoso : 917786461
Geota – João Joanaz de Melo : 962853066