Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Participantes. Avaliação da Campanha

Após os resultados da avaliação dos Coordenadores Regionais, segue-se a avaliação dos Participantes.
Participaram na campanha 5254 voluntários. A ficha de avaliação foi enviada aos Professores - que fizeram a avaliação na tipologia "Escolas" - aos participantes independentes e grupos (escuteiros, ONG e outras entidades) que estão incluidos na tipologia "Participantes" e aos Coordenadores Regionais.
Assim, para a avaliação do item "participantes" foram contabilizados como total 1131 participantes. Destes apenas entregaram a ficha de avaliação 43, isto é, 3,8%.

1 - É a 1ª vez que participa no Projecto Coastwatch?
43% respondeu participar na campanha 2008/09 pela 1ª vez.

2 - Se não, indique há quantos anos participa.
66,7% participa no projecto na classe 2 a 6 anos; 20,8% ≥ 12. 8,3% não especificaram o nº d eanos a que participam no projecto (NS/NR - não sabe/ Não Responde).
3 - Como teve conhecimento do Projecto Coastwatch?
31% tomou conhecimento do projecto através Coordenadores Regionais. Com igual percentagem foram assinaladas as opções: Escolas; Internet; Amigos/família - 11,9%.
21,4% naõ respondeu à questão.

4 - Como participou? Se participou em grupo, indique a tipologia

97,6% participou em grupo e 2,4 individualmente. Destes 47,6% participaram com com escolas; 19% com escuteiros, 16,7% associado a uma ONG.

5 - Indique a média de idades dos participantes
38,1% dos participantes tem uma idade inferior a 15 anos; 21,4% entre 15-20. O que demonstra o peso do envolvimento dos jovens no Projecto coastwatch.
Com mais de 30 anos participaram 9,5%.
6 - Como classifica o empenhamento dos participantes envolvidos no projecto?
59,5% dos participantes afirmou estar muito motivado - muito interessado - e 33,3% interessado. 4,8% afirmaram que o projecto lhe é indiferente.

7 - Desenvolveu actividades para a preparação e divulgação do projecto?
54,8% disse que desenvolveu actividades na preparação do projecto e 40,5% de divulgação.


Quanto à Tipologia das Actividades, quer de preparação quer de divulgação, os resultados são os seguintes:
Preparação: 91,3% Formação/Workshops
Divulgação: 52,9% internet (sites, blogues, etc.); 29,4% Jornais/folhetos/boletins. 11,8% respondeu dinamizar actividades de exposição e palestras.
Após a participação no projecto, sente-se mais sensibilizado para as questões da protecção do litoral?
95% disseram que sim e 5% afirmaram que não se sentem mais sensibilizados.

Sugestões para a próxima campanha:
  • Promoção de um encontro que envolva os participantes;
  • Investir nas reuniões técnicas: Convidar pessoas que saibam orientar sobre os vários aspectos do CW - questionario como: flora, fauna, geologia, litoral etc.;
  • Existir maior interajuda entre todos os escuteiros participantes e quiçá um encontro de fnalização de projecto com todos os escuteiros e apresentação dos resultados finais do processo;
  • Recolha de lixo nos locais de observação;
  • Alargar a outras turmas e/ou comunidade escolar (funcionários. Professores, encarregados de educação);
  • Facultar alguns guias de identificação de espécies. O questionário revela-se ser diferente em relação ao local das observações pois a zona litoral marinha diferencia-se bastante das zonas de águas interiores, nomeadamente no caso dos sapais.
  • Actualização do site, blog não chega maior intervalo para as maiores quantidades de residuos; introduzir no questionário uma ultima questão: "outros comentários" Envio da informação com mais antecedencia para poder introduzir atempadamente no plano de actividades do agrupamento 173;
  • Partilhar, apresentar resultados de diferentes grupos que monitorizaram blocos em contiguidade, trocar esperiências. Na medida em que o CW está altamente centrado na biodiversidade devemos procurar tb a dimensão do património tradicional que é uma mais valia das histórias, ocupações ribeirinhas, estuarinas e costeiras. Passaríamos assim a ter diversidade geofísica e patrimonial, cultural e social;
  • Desenvolver mais acções de formação; oferecer mais informação e formação, incidindo em particular nos aspectos mais geológicos da avaliação costeira (morfologia de costa, dinâmica costeira, tipos de sedimentos, tipos de dunas, ameaças às componentes geológicas da costa, etc.);
  • Linguagem mais acessível ou Workshps de esclarecimento acerca da linguagem científica utilizada