Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Olhar do Agrupamento 554/Olhão sobre o Coastwatch

Aqui fica o testemunho do Agrupamneto 554/Olhão da sua experiência de participação na campanha 2008/09

Técnica simples: O pico de baixa-mar, ocorrido por volta das 14:30, deu-nos oportunidade para medir a extensão média da maré, bem como para definirmos as diversas zonas: subtidal, intertidal e supratidal.

Poluição (resultante da humanização do habitat natural)
MORRAÇA Spartina Maritima (SECA):
Poluição (já integrada no próprio habitat):
Lixeira (electrodomésticos):
Consequências nefastas da poluição:
Piquenique nas Dunas? Ou uma maneira bem portuguesa de aproveitar a poluição?
CARDO-MARÍTIMO Ergyngium Maritimum (SECO) E um exemplo dos vários tipos de resíduos existentes na nossa ria:
A água convida a banhos...Mesmo em Dezembro:
Maré Baixa (um deserto):
Momentos de alegria... a natureza assim convida, a desfrutar a sua beleza:
Relatório
Foi no dia 6 de Dezembro de 2008 que o Grupo Pioneiro do Agrupamento 554 - Olhão se juntou para a actividade Coastwatch.
Saímos de Olhão em direcção à Ilha da Armona (NUT 150; Bloco 94: (Armona Ria), com muitos outros “turistas” pelas 12:00, na carreira regular para esta Ilha, inserida em pleno Parque Natural da Ria Formosa, mas também uma estância balnear bastante frequentada.
E como não podia deixar de ser, antes de uma viagem prolongada pelas areias da praia, tínhamos de alimentar o corpo.
Assim chegámos e, depois de termos feito uma avaliação prévia do território que tínhamos de abranger pelas nossas pesquisas e de investigarmos alguns dos riscos corridos pela Ilha, ocupámos a esplanada, cortesia de um café local, para tirarmos dos nossos farnéis e começarmos a almoçar. Foi já assim reconfortados que começámos a nossa viagem pela Ilha da Armona.
O pico de baixa-mar, ocorrido por volta das 14:30, deu-nos oportunidade para medir a extensão média da maré, bem como para definirmos as diversas zonas: subtidal, intertidal e supratidal.
Estes níveis serviram-nos de guia para a nossa análise posterior das diversas zonas por grupos, cada qual com uma missão bem específica: desde verificar a existência de “monstros domésticos” e pneus de carros até animais, vivos ou mortos, e outros tipos de agentes poluentes.
Ao longo do nosso percurso pela praia fomos investigando a fauna e flora existentes, quer espécimes como a cegonha-branca, a Gaivota, a Andorinha-do-mar comum, as Estrelas-do-mar e os Caranguejos, como também as algas na linha de maré.
O último passo foi avaliar o nível de poluição da costa, ou seja, se existiam aves cheias de petróleo tanto vivas como mortas e se existia entulhos ou lixo doméstico na ilha.
Finalmente, regressámos à ria depois de uma breve visita à costa, através das dunas, algumas das quais ainda (felizmente) virgens da Ilha, aproveitando também, no meio de muita diversão, para comentar a excessiva urbanização da mesma Ilha. Regressámos então a Olhão, num barco que veio muito cheio mas foi quase vazio (sinal de fim-de-semana prolongado), pelas 17:30.
Grupo de Pioneiros Agrupamento 554/Olhão
O Chefes: Marcelina Ramos; Ingride Ramos
O Candidato a Dirigente: Bruno Alexandre
O Pioneiros: João Ramos, Daniel Cristina, Andreia Rodrigues, Jessica Casimiro