Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Avaliação do Seminário Coastwatch


O Seminário Coastwatch foi acreditado pelo Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro com 1 crédito. Inscreveram-se 14 professores, publico aqui algumas das opiniôes dos respectivos professores no que toca a alguns dos itens do relatório de avaliação do formando:

Materiais de apoio/documentação

  • Todos os materiais de Apoio disponibilizados durante a conferência foram importantes na concepção deste trabalho e suficientes para os objectivos propostos inicialmente para as várias actividades.

  • Os materiais de apoio fornecidos foram suficientes.
  • Foram disponibilizados e fornecidos muita informação e em vários suportes, textos, panfletos, guias, boletins informativos, mapas e um CD-ROM, que facilitaram o conhecimento das áreas visitadas e dos temas apresentados e estudados.O material disponibilizado para a formação foi muito interessante, a disponibilidade e paciência dos vários intervenientes também me ajudaram a clarificar as dúvidas. Só tenho pena de que o meu tempo não tenha sido mais, para me permitir explorar tudo com maior profundidade.
  • Acho que nas sessões plenárias foi muito bom ver sempre os power point no grande ecrã. Por vezes falhou um pouco o som, pelo que tive dificuldade de entender tudo. Ter tudo disponível online, ajuda mesmo muito, se quisermos aprofundar ou relembrar o que aprendemos. Na Visita de Estudo ao parque ecológico gostei muito dos painéis com tanta informação. Como fizemos fotografias destes painéis, agora também posso ler isto, mais uma vez, com toda a calma em casa. No Workshop o material de apoio mais vivo era ter o contador de histórias e autores do livro do Zeca Garro connosco ao vivo e ouvir deles, pessoalmente, como se formou esta história exemplar.
  • Os materiais de apoio / documentação, os que foram distribuídos em suporte de papel foram suficientes tendo em conta que todo o material relativo ao Seminário está disponível em suporte informático na internet, com todas as vantagens inerentes (entre elas, o facto de sabermos que o desperdício de papel não contribui para a manutenção da biodiversidade).
  • Atendendo à complexidade da organização deste Seminário, considero que os materiais distribuídos foram satisfatórios, assim como toda a logística envolvente. Destaco, em particular, a amabilidade de todos os prelectores ao disponibilizarem no blog da Coastwatch as suas apresentações, muito úteis para a realização deste trabalho.
  • A organização forneceu aos participantes nesta acção de formação uma capa contendo um conjunto de materiais: um CD, um Boletim informativo, panfletos sobre o Porto Santo, Jardins da Ajuda, Ilhas Selvagens, Reserva Natural da Rocha do Navio, Garajau e Ilhas Desertas. Para além destas informações, os formandos tiveram acesso ao blog da GEOTA, onde é possível consultar os conteúdos das palestras, workshops, saídas de campo e fotografias do evento, que decorreu durante 3 dias.
  • Acho que foram apropriados, as apresentações foram expostas de forma clara e os materiais/informações disponibilizados no blog do Coastwatch

  • O Material de apoio e a documentação que nos foram fornecidos foram bons e úteis para quem queira aprofundar estas temáticas.
  • A documentação distribuída foi adequada no que respeita às temáticas abordadas nos painéis e conferências. Contudo, parece-me importante salientar que pecou pela inexistência de um guião para as visitas de estudo, que incidisse sobre a caracterização e/ou descrição científica dos elementos visionados. Nem que apenas fosse um conjunto de peças gráficas e/ou cartográficas soltas dada a diversidade daquela parte da ilha – cartas geológicas, topográficas,….

Satisfação das expectativas

  • Gostei imenso do Seminário, do dia “mais teórico” (30 de Abril) mas principalmente do Workshop em que participei (Turismo Sustentável e Biodiversidade) e do percurso 3 (Funchal - Santana – Pico das Pedras – Queimadas – Caldeirão Verde).Foi muito bom ao nível do enriquecimento pessoal com o aumento de conhecimentos e também conhecer e contactar com novas pessoas. Superou muito as minhas expectativas.

  • Os objectivos desta formação foram totalmente atingidos, uma vez que tive oportunidade de trocar ideias e experiências sobre o tema da Biodiversidade.
  • As expectativas foram largamente satisfeitas, e há momentos que ficarão para sempre na minha memória, que funcionarão no sentido do enriquecimento, na partilha de experiências a nível pessoal e profissional, em vários contextos.
  • As expectativas foram superadas, na medida em que todas as actividades contribuíram para o meu enriquecimento pessoal e profissional. As actividades realizadas no exterior como a “Observação de cetáceos” e “Na rota da diversidade…Pico das Pedras – Queimadas – Caldeirão Verde” foram as que de todas mais impressionaram, pela possibilidade que ofereceram de desfrutar “da natureza na natureza”, ainda tão preservada e de uma beleza estonteante.
  • Por tudo o que já escrevi, é mais que evidente que as minhas expectativas foram largamente superadas. Ao nível da organização do Seminário acho que a Dra. Lurdes Soares faz milagres com os poucos recursos que tem ao dispor
  • As minhas expectativas foram plenamente satisfeitas.
  • Fiquei muito satisfeita com o Seminário, absorvi muita informação que vou aplicar na escola ainda este ano e tenho ideias para aplicar nos próximos anos.
  • As expectativas foram superadas porque permitiram alargar os meus horizontes e ideais relativamente ao papel da Biodiversidade nos ecossistemas e a sua importância para a Humanidade.
  • A organização de mais este Seminário Nacional foi ao encontro das minhas expectativas, diria mesmo que foram claramente ultrapassadas. Não só no ponto de vista da qualidade – do enquadramento fito-diversidade e geográfico da abordagem científica e da pertinência didáctico-pedagógica, como do ponto de vista das paisagens da Madeira que permanecerão na minha memória a médio e a longo prazo
  • As expectativas eram muitas e fiquei agradavelmente surpreendida pelo leque de temas abordados de uma forma explícita e sucinta. É de sublinhar a pertinência dos workshops propostos, de suma importância para a preservação da Biodiversidade da Ilha da Madeira.

Sugestões para próximas realizações

  • A única sugestão que deixo é continuarem a realizar acções sobre temas tão em destaque nos nossos dias, tais como: Aquecimento Global, Alterações Climáticas e Energias Alternativas.
  • Não há sugestões a fazer para as próximas realizações, apenas que se mantenha a qualidade desta e das anteriores realizações.
  • Como sugestão considero que se deveria fazer campanhas de divulgação e/ou de informação do Coastwatch mais “agressivas” para tentar alagar e cativar um maior número de participantes ao longo de todo o território nacional, quer junto das escolas e Ministério da Educação, quer junto das Câmaras Municipais. Por outro lado, alargar e dar continuidade a este tipo de eventos nas restantes ilhas do arquipélago e/ou no Arquipélago dos Açores.
  • A sugestão que faço é para que em próximos Seminários sejam convidados grupos de alunos, escuteiros ou outros jovens para contarem as suas experiências como participantes no Projecto Coastwatch. No próximo ano os “20 anos a olhar pelo litoral” devem merecer um “presente” dos governantes de modo que se possa fazer um Seminário memorável.

  • Um Olhar sobre o Litoral Madeirense e sua Repercussão Turística; Aspectos Geológicos da Ilha do Porto Santo; Exploração Sustentada das Potencialidades da Biosfera; Impactos Humanos a Nível Global.

Conclusão/apreciação global

  • A realização do Seminário Nacional Coastwatch, na Ilha da Madeira, acabou por se transformar numa participação bastante aprazível, que juntou o trabalho ao lazer de uma forma harmoniosa e muito enriquecedora.

  • Globalmente, considero que a realização deste Seminário Nacional no Funchal, constituiu uma mais valia profissional para futuras abordagens curriculares e no Coastwtch, pelo impacto positivo que produziu na construção conhecimento do território nacional, pela oportunidade de aprender e aprofundar os meus conhecimentos sobre a biodiversidade do litoral da RAM e, em particular, sobre a Ilha da Madeira.
  • Penso que os objectivos da acção terão sido globalmente atingidos. Considerei pertinentes e adequadamente tratados, tanto os temas como as metodologias e os conteúdos abordados. A acção foi bem sucedida, no formato em que decorreu, obedecendo a uma adequada gestão por parte dos formadores. Desenvolveu-se numa perspectiva de formação em que a aplicação dos saberes, aliada a uma adequada dinâmica pedagógica, promoveu o debate e a troca de experiências e saberes, o que constituiu um verdadeiro enriquecimento para mim, com claras implicações na vida quotidiana da Escola
  • Agora falta só transmitir o aprendido à geração mais nova...
  • Gostei da dinâmica do Seminário, dos temas abordados e da forma como tudo estava organizado. Acho que foi uma mais-valia na minha formação. Gostei ainda da forma simpática como fomos acolhidos pela Coordenadora.

  • Penso que os objectivos da acção terão sido globalmente atingidos. Considerei pertinentes e adequadamente tratados, tanto os temas como as metodologias e os conteúdos abordados. A reflexão e o debate promovidos, constituíram para a minha prática docente uma mais valia. As estratégias utilizadas ao longo das diferentes sessões pareceram-me terem sido adequadas tanto em termos de selecção como de implementação, com o necessário equilíbrio entre a componente prática e a teórica. Quanto aos meios utilizados, considerou-se a sua utilização adequada ao bom desempenho global da acção. Desta forma, globalmente, considerei que a acção foi bem sucedida, no formato em que decorreu, obedecendo a uma adequada gestão. Desenvolveu-se numa perspectiva de Projecto Coastwatch Europe 2009.
  • formação aliada a uma adequada dinâmica pedagógica, promovendo o debate e a troca de experiências e saberes, constituiu um verdadeiro enriquecimento para mim, com claras implicações na vida quotidiana da minha prática lectiva.
  • Considero bastante positivo o balanço desta acção de Formação.
  • Pretendo frequentar outras acções desta natureza, com o objectivo de aprofundar os conhecimentos e trocar experiências.
  • Mais uma vez valeu a pena participar no Seminário que é o coroar de toda a Campanha Coastwatch. Todas as comunicações e actividades tiveram grande qualidade contribuindo para a valorização pessoal e profissional de todos os participantes.
  • Citando o Prof. Dr Raimundo Quintal, “é possível termos oásis”. Torna-se imperioso formar técnicos e especialistas que denunciem os atentados ambientais e combatam as influências negativas do Homem sobre a natureza. Representando apenas 1% da superfície total portuguesa, a Madeira, apesar da sua reduzida dimensão, é muito rica em diversidade de seres vivos. Muitos destes seres vivos são exclusivos deste território, ou seja, no estado natural só existem na Madeira e em mais nenhuma parte do Mundo. Perante estes dados, todos nós temos a obrigação de transmitir aos nossos jovens a importância da biodiversidade e da sua preservação. Queremos que não só a Madeira, não só Portugal mas sim toda a Biosfera seja um autêntico oásis. Pode ser uma utopia, mas quem sabe?...

  • Muito mais haveria para dizer sobre os conteúdos e qualidade científica das intervenções dos palestrantes, que considero notável, da elevada qualidade das instalações da Universidade da Madeira onde decorreram as palestras, da qualidade e eficiência do planeamento de todo este processo relacionado com a Campanha Coastwatch e ainda da bela, agitada e próspera cidade do Funchal. Centrei-me, no entanto, nos temas que mais interesse me despertaram e sobre os quais de alguma forma me debrucei posteriormente. Foi uma acção de formação enriquecedora a nível profissional e pessoal e esta experiência nunca teria tido o mesmo resultado, caso me tivesse deslocado à Madeira simplesmente com objectivos turísticos. O projecto Coastwatch tem-se revelado através das suas campanhas anuais, uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal, pelas diversas oportunidades que oferece de pesquisa bibliográfica, de trabalho de campo, de contactos a nível profissional, de alargamento de horizontes não só físicos mas também culturais e até mesmo de oportunidades de lazer e saudável convívio (o passeio de barco para observação de cetáceos, foi disso um bom exemplo). O balanço de todo este processo é francamente positivo, quer a nível de enriquecimento pessoal enquanto docente de Geografia, quer por promover a Educação Ambiental na Escola, pelo que pretendo continuar a divulgá-lo através da disciplina leccionada. Para terminar, sugiro que este tipo de formação contínua seja assunto a ter seriamente em conta por parte da tutela (ME), que possa ser subsidiada e que a sua frequência seja considerada como equiparada a actividade lectiva. Não se compreende que contributos profissionais desta natureza, com repercussões tão positivas no desempenho profissional dos professores, possam ser reconhecidos através da atribuição de apenas um crédito e implicando ainda maior carga horária nas semanas anteriores ou posteriores à sua realização.
  • A formação superou as minhas expectativas, pois tive a oportunidade de ficar a conhecer os resultados da Campanha Coastwatch 2008/2009, de partilhar experiências sobre a importância da conservação da biodiversidade, conhecer o que se tem feito no meu Arquipélago no que diz respeito às Reservas Naturais (Reserva Natural Parcial do Garajau, Reserva Natural das Ilhas Desertas, Reserva Natural da Rocha do Navío) de conhecer o Oásis do jardim do Hotel Resort Vila Porto Mare e conhecer o Caldeirão Verde que é um paraíso no meio da Laurissilva da Ilha da Madeira.
  • A importância da biodiversidade para um ambiente saudável está a tornar-se uma noção cada vez mais clara. Nós aprendemos que o futuro bem-estar de toda a humanidade depende da forma como "administrarmos" a Terra. Quando exploramos desenfreadamente os recursos vivos, estamos a ameaçar a nossa própria sobrevivência. Quanto mais rica é a diversidade biológica, maior é a oportunidade para descobertas no âmbito da medicina, da alimentação, do desenvolvimento económico. O Homem tem o dever moral de proteger outras formas de vida, como espécie dominante no Planeta. Se cada um de nós der nem que seja um pequeno contributo teremos um Mundo bem melhor!
  • Enquanto indíviduo é importante ter consciência do papel que cada ser tem no ecossistema global e do seu direito a sobreviver naturalmente, da dependência da nossa espécie dos recursos naturais do Planeta e do facto de sermos apenas uma espécie entre milhões de outras conhecidas e por conhecer (sendo que estamos longe de ser a mais influente). Em suma, considero o balanço geral da formação bastante posistivo, pela pertinência das temáticas abordadas nas palestras, a sessão de trabalho mais prácticco no workshop e na saída de campo. A vontade de continuar a fazer parte do grupo de trabalho do Coastwatch na Região Autónoma da Madeira ficou acrescida. A descoberta de novas formas de pensar e relectir acerca da Biodiversidade vai permitir que consiga transmitir, os meus alunos, colegas e público em geral, através de estratégias diversificadas, a importância que a conservação da biodiversidade tem para a nossa prória sobrevivência enquanto espécie da Ecosfera terrestre.