Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resumos de Workshops Dia 1 de Maio de 2009

Para vossa informação aqui fica o resumo dos Workshops:

WORKSHOP 1 - Turismo Sustentável e Biodiversidade - Jardim do Hotel Porto Mare

Aberto a 15 participantes que apanharão o autocarro do Hotel na avenida do mar (ver mapa)
TURISMO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
JARDIM DO RESORT VILA PORTO MARE

Dinamizador: Raimundo Quintal (Prof. Dr.)
Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa
Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal
O Jardim do Resort Vila Porto Mare ocupa um espaço de 13400 m2 (10100 m2 de canteiros e relvados; 3300 m2 de área impermeabilizada) e foi criado em duas etapas.


A parte oriental, mais antiga e mais pequena, junto ao Hotel Eden Mar, foi projectada e plantada em 1988 pela empresa Estufa do engenheiro técnico Duarte Caldeira, sob a orientação do engenheiro agrónomo Rui Vieira.
O paisagista Gerald Luckhurst projectou a segunda fase e a plantação ocorreu em Janeiro de 2003.
Muitas das plantas foram produzidas nos viveiros da empresa Jardim Formoso, em Sintra. Outras foram compradas a viveiristas italianos (Lazio) e do sul de França. A aquisição das palmeiras foi feita essencialmente em Alicante e Málaga (Espanha).
A morfologia e a ambiência deste jardim revelam uma ligação conceptual aos cottage gardens das colónias inglesas com uma forte componente florística tropical e subtropical. É significativa a presença de espécies originárias da Austrália e das Ilhas do Pacífico, da América Central e do Sul, da África Austral e da Ásia Tropical, que, para além do notável desempenho ornamental, revelam uma boa capacidade de adaptação ao clima da beira-mar, reagindo muito bem à maresia.
É claro o predomínio das árvores e dos arbustos de folha persistente, sendo o ritmo das estações marcado essencialmente pelo colorido das flores que se sucedem ao longo dos doze meses do ano.
A colecção de palmeiras é constituída por 43 espécies, uma diversidade superior à colecção do Jardim Botânico da Madeira.
A cana-de-açúcar, a vinha e a bananeira, as três plantas mais marcantes da paisagem agrária madeirense, associam-se de forma bastante feliz com as plantas ornamentais e despertam o visitante para a história económica da Ilha.
Desde 2008 têm sido criados canteiros com plantas hortícolas, aromáticas e medicinais, com o objectivo de proporcionar aos hóspedes novos odores e sabores. O património vegetal foi também enriquecido com espécies endémicas da Madeira, com especial incidência para as xerófilas do litoral.
Visando uma gestão ecologicamente sustentável, a rega é efectuada com água da Levada dos Piornais, o que reduz drasticamente o consumo de água potável. Em 2008 foram instalados equipamentos de produção de composto orgânico a partir da fermentação aeróbica das folhagens, borras de café, cascas de ovos, restos de fruta e hortaliças, sendo já sensível a redução dos adubos químicos.
Neste momento, 378 táxones estão identificados com placas, que fornecem ao utente informação sobre o nome científico, nomes vulgares em português e inglês, família e área geográfica de origem. Se subtrairmos os cultivares e os híbridos, é possível afirmar que estão representadas 328 espécies, o que coloca o Jardim do Resort Porto Mare na CLASSE EXCEPCIONAL DO ÍNDICE DE RIQUEZA FLORÍSTICA.


Workshop 2: Biodiversidade em Poças de Maré


Dinamizadora: Sara Ferreira (Drª)

Data: 1 de Maio de 2009
Horário: 10:00 – 13:00
Local: Complexo Balnear da Barreirinha. Local de Encontro: Junto à paragem dos hotéis (Avenida do mar)
Máximo de participantes: 10
Temas abordados:
1. As Marés
2. Zonação
3. Poças de Maré
a. Parâmetros Físicos
b. Biodiversidade
4. Exemplos de Bibliografia (Guias de espécies)
Trabalho Prático:
1. Identificação de especímenes in situ (Poças de Maré do C.B. da Barreirinha)
2. Recolha de exemplares de algas
3. Metodologia para a elaboração de um Algário
Material necessário (participantes):
Calçado adequado (antiderrapante)
Calções, t-shirt e chapéu
Protector solar

Material necessário que será montado no solário próximo das poças de maré (organização – FMF):
3 Mesas cobertas
10 Cadeiras
3 Guarda-Sóis
5 Tinas rectangulares (com formato de folha A4)
Folhas A4
Pincéis
5 Placas de Cortiça com tamanho de folha A4
Workshop 3:Como contar histórias amigas do ambiente

Dinamizadores: Carla Silva (Drª) e Filipe Lopes (Dr.)
Local: Ludoteca do Funchal
Oficina “Como contar histórias amigas do ambiente”
Destinatários: pais, educadores, professores, animadores socioculturais e ambientais.
Objectivo: fomentar a utilização do conto infantil como técnica de educação para a cidadania, com ênfase na vertente ambiental.
Concepção e dinamização: Carla Goulart Silva (Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes (O Contador de Histórias)
Duração: 3 horas
Número máximo de participantes: 15
Sinopse:
Aprender é muito mais fácil através de métodos lúdicos e divertidos. Ouvir histórias é uma actividade desejada por todas as crianças e pode converter-se num eficaz método para sensibilização e educação ambiental.
Partindo destes pressupostos, esta oficina aborda as possibilidades de utilizar o conto e o livro como instrumentos de trabalho, apresentando algumas técnicas para dinamizar sessões de conto. Não esquecendo as regras básicas da narração oral a sessão focar-se-á também na adequada escolha das obras a utilizar mostrando como livros mais apelativos podem não resultar em boas histórias contadas e como, ao invés, livros aparentemente desinteressantes podem ser boas opções de trabalho.
A oficina assenta numa base prática com exemplos concretos e apresenta o caso do livro “A História do Zeca Garro”. A obra foi concebida para sensibilizar a população açoriana para a preservação dos cagarros através do contacto com o público infanto-juvenil. O processo criativo e concepcional bem como a posterior exploração do livro em função dos diferentes públicos estarão em análise.
Workshop 4: Observar Aves no Litoral da Ilha da Madeira
Dinamizador: João Nunes (Estudante)

Observação da Avifauna no Litoral da Cidade do Funchal e em Espaços Verdes Urbanos Objectivo: Esta saída tem por objectivo conhecer as comunidades de aves que ocorrem no litoral do Funchal, junto à foz das principais ribeiras e nos espaços verdes urbanos. Programa: O ponto de encontro está previsto para as 08h30 junto ao teleférico no jardim do Almirante Reis.O percurso será feito junto ao litoral, com paragem junto à foz das principais ribeiras, terminando junto ao porto do Funchal. Recomendações: Recomenda-se a quem tiver que leve binóculos e um guia de aves
Workshop 5:Um Exercício de Gestão Costeira Participada

Dinamizadores: Francisco Andrade (Prof. Dr.) & Mª Adelaide Ferreira (Mestre)
Hora: 9:00-13h00
Local: Complexo Balnear do Lido
Nº de Pessoas: 15
As pessoas deverão apanhar autocarro da avenida do mar ao Lido.Por ser feriado não há autocarro da Câmara disponível. Existem cartões que se carregam com bilhetes a 0,85 cêntimos (cartão GIRO). A distância são 4 km, mais ou menos 15m de autocarro.
As zonas costeiras são alvo de inúmeras pressões e objecto de muitos interesses e pretensões opostas. Sendo um património comum e, à escala temporal das vidas humanas, um recurso não renovável, urge que sejam geridas e fruídas de uma forma sustentável. Uma gestão eficaz das zonas costeiras tem que contar com a participação de todos os agentes com um interesse nessas áreas. Neste workshop far-se-á uma introdução aos princípios da gestão costeira participada ilustrada por alguns exemplos práticos que os participantes terão a oportunidade de testar.