Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coastwatch: Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Bernardino Machado da Figueira da Foz

Aqui fica a notícia divulgada no Jornal Interferências da Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Bernardino
"Já faz história a actividade Coastwatch na nossa escola.
Para os professores do grupo de Biologia e Geologia é mais uma missão cumprida, para os alunos é o início de uma experiência que os marcará para toda a vida, quer pelo envolvimento numa actividade virada para a consciencialização da preservação dos ambientes costeiros, quer como actividade de cidadania, através da qual participam com uma instituição europeia na recolha de dados, que possam vir a ter resultados nas políticas ambientais.
Esta aventura ambiental realizou-se na manhã do dia 15 de Dezembro de 2008, que se revestiu de um frio e ventos polares, que em nada fizeram tremer o empenhamento de todos.
O percurso, de 5 Km de costa, teve início no Cabo Mondego e terminou no Oásis. Em todo este trajecto, os alunos das Turmas 10ºC e 7ºB, divididos em grupos e orientados pelos professores, observaram essa fracção de linha de costa e recolheram dados sobre o estado ambiental através do preenchimento de um questionário. Ainda assim, houve tempo para um convívio saudável.
O mar, sempre irresistível, e apesar do frio, atraiu muitos alunos, que não deixaram de se molhar até ao joelho na busca de memórias de verão ou, mesmo, na busca de vida marinha, como ouriços e estrelas-do-mar.
Tiraram-se fotografias, recolheu-se algum lixo, o transportável, está claro, e construiu-se, com este material, um Jornal de Parede no hall de entrada da escola, em jeito de “película de cinema”, que foi motivo de satisfação de todos.
Para o ano repetir-se-á esta “peregrinação”, que nos deixa sempre o sabor de nova experiência vivida, pelo facto de haver sempre a possibilidade de se renovarem os percursos, porque os alunos são diferentes, porque o estado do tempo é diverso e, por isso, com implicações na diversidade e quantidade de lixo que se encontra e, também, porque, até mesmo, o perfil da linha de costa se vai modificando pela erosão e pelo avanço do mar.
Até para o ano Coastwatch!!
Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia"