Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 25 de abril de 2009

Actividades de reflorestação Dunar e limpeza da praia!

A professora Cristina Arneiro, pretendendo partilhar connosco a experiência vivenciada pelo Agrupamento das Escolas de Vagos enviou-nos o seguinte e-mail:
No âmbito do projecto de Educação Ambiental da C. M . V. , vai o Agrupamento das Escolas de Vagos integrado no projecto Eco - Escolas Coast Watch participar em mais uma actividade.
O objectivo é reflorestar uma duna na praia da Vagueira na tentativa de travar a sua erosão. Este é mais um dos pequenos gestos que podem fazer a diferença, basta que cada um faça um pouquinho!

Fig 1 – Praia do Areão, escolha de um local com muito “Estorno” (Ammophila arenaria) para se poder mudar para a Praia da Vagueira com a devida autorização da CCDR.Fig 2 – Recolha do Estorno na Praia do Areão.

Fig 2 – Recolha do Estorno na Praia do Areão.
Fig 3 – Recolha do Estorno na Praia do Areão.
Fig 4 – Recolha de resíduos sólidos na Praia da Vagueira.
Fig 5 – Separação dos resíduos recolhidos na Praia de Vagueira.
Fig 6 – Reflorestação Dunar na Praia da Vagueira.
Fig 7 – Reflorestação Dunar na Praia da Vagueira.
Fig 8 – Perparação do Estorno para plantar.
Fig 9 – Trabalho feito!
Fig. 10 Identificação do local
Fig 11 – Colocação da placa com a identificação dos Programas do CoastWatch, Eco-Escolas e Bandeira Azul da Câmara Municipal de Vagos.
Fig 12 – Colocação da placa com a identificação dos Programas do CoastWatch, Eco-Escolas e Bandeira Azul da Câmara Municipal de Vagos.