Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

10º A - Colégio Rainha D. Leonor - Caldas da Rainha
A professora Carina Pereira enviou-nos a notícia que saiu no jornal escola (Colégio Rainha D. Leonor - Caldas da Rainha.
Aqui está o resultado da particcipação do 10ºA na Campanha 2008/09
Coastwatch 2008

À semelhança de anos anteriores, no passado dia 13 de Novembro, realizou-se mais uma actividade no âmbito do projecto “Coastwatch Europe”. O projecto pretende alertar para os problemas do litoral, em especial aqueles que são fruto da acção antrópica. A metodologia consiste no inventário de resíduos (orgânicos e não orgânicos) e caracterização da linha de costa na zona Intertidal (zona entre as linhas normais de maré cheia e maré vazia) e zona Supratidal (entre a linha normal de maré cheia e a linha máxima atingida nas marés vivas). Dividida em segmentos de 500m a linha de costa é percorrida a pé e preenchido um formulário para cada um. Para cada segmento são contados os vários tipos de resíduos não orgânicos (vidros, plásticos, metais, etc.), bem como a presença de resíduos orgânicos (conchas de bivalves, animais mortos, algas, etc.). Aspectos da geomorfologia, botânica e zoologia são também contemplados, efectuando-se uma breve caracterização do tipo de costa (areal, rochas, falésia, etc.), das espécies vegetais dominantes e da presença de espécies animais.
Cerca das nove horas as turmas do 10º A e B, acompanhadas pelas professoras e monitores da Associação PATO rumaram à Lagoa de Óbidos para efectuar os levantamentos. Foram criados dois grupos e a cada um foi encarregue um percurso de cerca de 5Km, subdivididos, de acordo com a metodologia, em segmentos de 500m. Um dos percursos abrangia parte da margem Sudoeste da Lagoa de Óbidos, desde a praia do Bom Sucesso até ao final do Braço do Bom Sucesso. O outro começava na margem Sudeste da lagoa, junto do Braço da Barrosa e terminava no Braço do Bom Sucesso, abrangendo toda a margem Sul da lagoa.
Os alunos revezaram-se no preenchimento dos formulários, ficando cada três ou quatro alunos com um segmento de 500m, dividindo tarefas. Na zona Sul da lagoa foi detectada uma grande quantidade de resíduos, plásticos, vidros, entulhos, etc. Para além do inventário, os alunos decidiram recolher algum lixo, trazendo sacos para o efeito. Ainda que de louvar a iniciativa, cedo se revelou uma tarefa penosa, rapidamente os sacos ficaram cheios e difíceis de transportar. Ao final da manhã, e já cansados do longo percurso as duas turmas encontraram-se junto do Braço do Bom Sucesso onde o autocarro esperava para voltar ao colégio.
Para além do importante contributo para o âmbito geral do projecto, que visa a monitorização do estado da linha de costa, a experiência foi altamente enriquecedora para os alunos. Desenvolvendo o espírito crítico e científico, a prática em trabalho de campo e um maior conhecimento da problemática dos resíduos na degradação da costa e dos oceanos.

As Professoras de Biologia e Geologia