Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Explorando o Mar na Escola

Nos dias 10 e 11 de Janeiro a Ciência Viva dinamizou um Workshop "Explorando o Mar na Escola". Foi muito interessante e útil e será uma boa ferramenta para quem já está ligado ao Projecto Coastwatch.
Eis alguns dos temas tratados:
"Dando expressão ao projecto internacional “Ocean Exploration in the International Education Community” o workshop “Explorando o Mar na Escola” será levado a cabo, no nosso país, em 3 locais. Destinado a professores dos 2º e 3º ciclos, este workshop debruça-se sobre temas relacionados com o Mar, tendo em conta a investigação que se faz em Portugal na área das Ciências do Mar e os currículos escolares das Ciências Físicas e Naturais. O projecto prevê a adaptação e tradução de diversos recursos educativos da NOAA (a disponibilizar brevemente em português) por forma a dar suporte ao trabalho de divulgação da temática do Mar por parte de professores e outros divulgadores."