Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Coastwatch em Torres Vedras

No dia 6 de Dezembro 2008 com um tempo nada convidativo, os escuteiros do Agrupamento 496 da Freiria (perto de Torres Vedras) foram com muito entusiasmo fazer a monitorização bo bloco 23 da Nut 16B, correspondendo ao troço da Foz do Sizandro a Porto dos Barcos. Lobitos (crianças dos 6 aos 9 anos) e dirigentes observaram a costa com muita atenção e ficamos satisfeitos por verificar que nas praias não se encontrava muito lixo. Só ficamos muito tristes quando encontramos um golfinho morto...
até parece uma baleia...
o golfinho morto
anémona
e muita biodiversidade...