Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Coastwatch foi à Escola Secundária Luísa de Gusmão


No dia 29 de Outubro o Coastwatch foi à Escola Secundária Luísa de Gusmão dinamizar uma palestra sobre o projecto Coastwatch e a biodiversidade.
Os alunos do ensino nocturno, da turma EFA (S) 1-B (Domínio: Cidadania e Profissionalidade), apresentaram o resultado do seu estudo sobre Comportamentos dos alunos do ensino nocturno, enquanto utentes das praias.
A professora Carolina Farias da Escola Secundária Emídio Navarro, apresentou a sua experiência com alunos ao longo dos diversos anos de participante no Coastwatch e simultaneamente divulgou a forma como insere o projecto nos conteúdos curriculares da disciplina de Geografia.
No final, como já é hábito, o professor António Gabriel, dinamizador da acção, brindou-nos com café e bolo caseiro.