Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 21 de setembro de 2008

Reunião Peniche - 20 de Setembro

Apesar das ameaças da chuva a reunião de Peniche decorreu de uma forma muito agradável.
Após a habitual sessão teórica sobre o projecto e a campanha deste ano, seguiu-se a visita ao património geológico de Peniche, dinamizada pelo Dr. Francisco Félix e depois a observação da “Zonação de organismos marinhos” no carreiro dos jerónimo pelos Drs. Paulo Maranhão e Sérgio Leandro.
Compareceram 26 pessoas, entre coordenadores, professores e potenciais participantes e todos bastante atentos ao que se ouvia sobre o património geológico de Peniche.

Francisco Felix explicava... tinha muito que dizer...
Até as gaivotas estavam atentas! Quando um professor fala...
Quando chegamos ao carreiro dos jerónimo para a observar a Zonação de organismos marinhos já cá tinhamos o Paulo que se antecipou para o momento fotográfio.Estão todos a levar o concurso de fotografia muito a sério... "o meu olhar sobre a biodiversidade..."; de quem será este olhar?
Havia tanto para ver que ninguém queria ir embora... e o Paulo Maranhão explicava...

O qu se vê debaixo de um simples seixo...
Aguardo os vossos contributos sobre a reunião.

Agora não se esqueçam de votar no Berlenga às 7 maravilhas da natureza: http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/europe/c/BerlengaIslands/