Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bioblitz Portugal 2008.

SCIAENA - Coordenador Regional do Coastwatch:
Actualmente, o termo biodiversidade é utilizado em larga escala por diferentes grupos de pessoas, desde os biólogos, ambientalistas, aos líderes políticos, empresários. A diversidade de vida e a conservação dos ecossistemas naturais, tendo em conta os diferentes tipos de usos, bens e serviços é, cada vez mais, um tema na ordem do dia.
Num período de mudança em que as reflexões sobre as alterações climáticas e a problemática da extinção de espécies se tornam preocupações diárias de um elevado número de cidadãos, a SCIAENA propões um novo desafio. Venha conhecer o que estamos a preparar para si…
http://gobiusworld.com/myblog/bioblitzportugal/

O QUE É O BIOBLITZ?

O BioBlitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste num inventário em 24 horas dos organismos vivos numa determinada área, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes. Esta actividade deve acontecer durante 24 horas completas, pois existem organismos que aparecem em diferentes alturas do dia.
O conceito BioBlitz utiliza um espaço verde urbano para despertar a consciência do público sobre a biodiversidade, a conservação e serviços do ecossistema. Esta interacção em tempo real entre investigadores e população permite à comunidade observar os cientistas em actividade, podendo participar na recolha das espécies. Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, ocorrem actividades paralelas (palestras, exposições, actividades experimentais), de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a sua importância no equilíbrio do ecossistema.
O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (a Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica.
Este evento irá ser realizado nos dias 17 e 18 de Outubro.