Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Monitorizar

Muitas entidades têm monitorizado troços de costa, a grande maioria são cidadãos anónimos, voluntários que fazem desta actividade um momento de educação ambiental, de aprendizagem, de questionar e porque não um momento de descontracção e descompressão.
Porém, para além dos cidadãos anónimos, outras figuras públicas, como o Exmº Sr. Secretário de Estado do Ambiente também descobriram potencialidades no Coastwatch e monitorizaram um troço de costa. Esta actividade decorreu no dia 29 de Novembro na Praia da Saúde - Costa da Caparica.



Hoje dia 22 de Janeiro a Escola Profissional Agrícola de Vagos fez o troço de Gafanha do Areão a Praia da Vagueira . No final a Antena 1 entrevistou os participantes para o programa em directo.
O dia estava espectacular, por isso a actividade decorreu maravilhosamente, à parte as toneladas de lixo - sobretudo plástico - e 2 golfinhos mortos em elevado estado de decomposição.

Dia 25 a Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica também vai monitorizar um bloco e proceder à apanha de resíduos.

Até ao fim do mês poderá ainda entrar em contacto connosco e monitorizar algum bloco disponível. Aproveite os dias espectaculares e caminhe saudavelmente junto ao litoral.