Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 30 de setembro de 2007

Sessão de Abertura 18ª Campanha coastwatch


Foi na Nazaré que se realizou a abertura oficial da 18ª Campanha Coastwatch cujo tema é dedicado às Comunidades Ribeirinhas.
Neste seminário foram abordados diversas questões relacionadas com a pesca, as comunidades ribeirinhas, tratamento de resíduos produzidos pelas embarcações, turismo, desenvolvimento sustentável e o papel desempenhado pelo projecto Coastwatch em toda esta temática.
O debate foi deveras interessante até porque a plateia era muito variada, desde a técnicos de ambiente, autarcas, professores, alunos, investigadores, armadores, pescadores, entre outros.
De tarde foram dinamizados três grupos de trabalho: Perfil de praia, Geomorfologia do litoral da Nazaré, e uma deslocação ao mar alto para conhecer a pesca dos covos, uma arte de pesca tradicional.
Apesar do projecto iniciar a sua 18ª campanha, muitos dos presentes ainda não o conhecia. O resultado foi o esperado, um maior número de participantes para a campanha em acção.

Lurdes Soares