Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Campanha Coastwatch 2007/08 “As Comunidades Ribeirinhas”

A 18ª campanha Coastwatch está próxima e traz algumas alterações. Não só se inicia mais cedo: a 15 de Setembro, como foram introduzidas transformações no questionário – esperemos agradar aos participantes e coordenadores.

Este ano o tema da campanha é dedicado ao papel das comunidades ribeirinhas na preservação do litoral. Lançamos desde já o desafio a todos os interessados em participar na campanha e em desenvolver actividades relacionadas com a sua temática.

A sessão de abertura da campanha irá decorrer na Nazaré; em breve serão divulgados mais pormenores. Fique atento.

Mais uma vez agradecemos o apoio dos coordenadores regionais na divulgação do Coastwatch e dos seus princípios. Aos que se iniciam nesta nova jornada de voluntariado desejamos que a experiência vos agrade e compense. A todos obrigada! Esperamos conseguir alcançar os 5000 participantes nesta campanha, por isso entre em contacto connosco e participe.

Coincidindo com a 18ª campanha em Portugal, o GEOTA leva até ao Brasil o Projecto Coastwatch. A experiência piloto decorrerá em Fortaleza, sob a coordenação do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil e em Salvador da Bahia, sob a responsabilidade da ONDA VERDE. Este é o primeiro passo para a implementação do Coastwatch em Países de Expressão Lusófona. A próxima etapa será a difusão por Angola e Cabo Verde. Não paramos!!!

Mais informações: coastwatch@netcabo.pt Tlf: 213956120 http://www.geota.pt/

A Coordenadora Nacional
Lurdes Soares